Carregando...

Blog do Castelo

Festa com tema Medieval.

A Era Medieval, também conhecida como “Idade Média” é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna. A Idade Média é o período intermédio da divisão clássica da História ocidental em três períodos: a Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna.

Essa época da História ainda é muito falada nos tempos de hoje, servindo de inspiração para vários filmes, novelas, séries e sim, festas.

As festas com temática medieval tem ganhado força com os anos e é sinônimo de elegância e referencia à realeza. Casamentos e festas de 15 anos são os principais eventos que adotam essa temática.

A decoração, assim com as vestimentas, o local do evento e vários outros pontos são fundamentais quando o assunto é Festa Medieval.

Sugerimos alguns passos para você organizar a festa Medieval perfeita.



O local –

Para que o evento medieval seja perfeito é importante que o ambiente em que será realizado esteja condizente com a época. Castelos e sítios são lugares perfeitos para a comemoração. Ambientes com pouca iluminação ou com vistas para florestas também são boas escolhas.



Buffet –

Se a intenção for realmente trazer a Idade Média para dentro do seu evento, aposte em um buffet temático. Além da decoração dos bolos e doces, alguns ingredientes chaves podem ser servidos para representar a comida da época.

Naquele tempo, a carne já era considerada fartura, principalmente de caça.

Para incrementar seu cardápio, aposte em pratos com carnes vermelhas, ou as mais exóticas, como carne de javali e avestruz.



Trajes –

As vestimentas da época eram marcadas por cores sóbrias, além dos tecidos pesados e aveludados. Em casamentos onde a noiva não quer abrir mão do vestido branco, pode-se apostar em uma modelagem longa, com a cintura marcada e menos volumosa. O colo a mostra também era uma característica da época.

Se o evento for uma festa de 15 anos, a debutante pode trocar de vestido, sem problemas. Os detalhes das noivas são os mesmos para as debutantes.

Já os trajes masculinos eram marcados por armaduras e cinturões. Espadas e peças penduradas complementam os looks.

Caso o evento seja de grande porte, é ideal informar no convite, para que os convidados vão a caráter. Hoje vários ateliers trabalham com roupas de época, mas caso não encontre, mandar fazer sob medida é uma alternativa.



Convites –

Os convites são uma prévia do que vai acontecer na sua festa, por isso é importante enfatizar o tema medieval. Além de informar por escrito, é interessante caracterizar o convite. O design é um ponto importante. Aposte em papeis mais escuros e fontes mais marcantes. Ao invés de enviar uma versão virtual ou por envelope, que tal fazer um rolinho e fechar com uma fitinha?



Entretenimento –

Na época onde o único meio de comunicação existente era a carta, o máximo de divertimento que as pessoas tinham era música e dança. Combinando também com a temática, contrate uma banda com instrumentos marcantes.

Personagens como bobos da corte, cuspidores de fogo, artistas como dançarinos camponeses vão agitar sua festa.

CASTELO DE ITAIPAVA


BR 040 , KM 56 - Itaipava - Petrópolis/RJ
A apenas 1 hora do Rio ou de Juiz de Fora (MG)

Central de Informações e Reservas: +55 24 2223.9292
Casamentos e Festas: +55 21 9.9839.0101
Hotel+55 24 9.9911.9991
Eventos de Bilheteria: +55 21 9.8669.1034
Bistrô: +55 24 9.9977.5477
Solar: +55 21 9.8669.1033