Carregando...

Blog do Castelo

Como são as festas de 15 anos em outros países?

Como são as festas de 15 anos em outros países?

O sonho de debutante faz parte da vida de muitas meninas. Todos nós conhecemos alguma moça, que sonha ou já sonhou com a festa de 15 anos. No Brasil, as famílias que podem, investem em festas exuberantes para celebrar esse marco na vida da adolescente. Mas em outros lugares do mundo, as celebrações de 15 anos são muito diferentes, misturando culturas e tradições da região.

A tradição de celebrar os 15 anos das meninas nasceu na Europa, no século 19, como forma de os nobres apresentarem a filha à sociedade, avisando aos interessados que ela já não era criança e que podia casar. Vale lembrar que, na época, a expectativa de vida mal chegava aos 40 anos. As festas eram luxuosas para indicar que a família podia pagar um bom dote a família do noivo.
brHoje, o costume quase desapareceu na Europa. Seus maiores representantes ficam na América Latina, especialmente no México. Lá, as chamadas “quinceañeras” têm algumas tradições que às vezes também acontecem no Brasil, como a dança formal com o pai, a troca do sapato baixo por outro de salto ou a entrega da última boneca, indicando que a infância acabou.

Aqui no Brasil a festa se tornou popular nos anos 50 e foi adaptada à nossa realidade já que foram criados os famosos bailes de debutantes. O ritmo da dança principal foi mantido conforme a tradição européia, a valsa encantou gerações, mas hoje em dia as aniversariantes estão cada vez mais modernas e escolhem os ritmos de que mais gostam para abrir a pista de dança.

Nos anos 90 a comemoração passou por mais uma mudança significativa: a abolição dos 15 casais de amigos para comporem a valsa. As festas foram se tornando cada vez mais únicas e exclusivas e a criatividade tem tomado conta da comemoração com a inserção de clipes de fotos, homenagens e atrações.

Os mexicanos também costumam dar bastante importância aos ritos religiosos. Em algumas quinceañeras, a aniversariante recebe do pai uma imagem da Virgem de Guadalupe. O auge, porém, é a piñata, uma grande “escultura” de papel duro, recheada de doces ou presentes pequenos, pendurada a uma certa altura. Vendada, a garota deve tentar quebrá-la com um bastão.

No Equador, como a garota costuma vestir rosa, a quinceañera é chamada de “Pink Party”. Na Colômbia e na Venezuela, ela só chega depois dos convidados e entra com uma “corte” de 15 casais para a valsa. No Peru, à meia-noite, ela passa sob um arco de espadas erguidas por 12 fuzileiros. Na Argentina e no Uruguai, às vezes a calçada da sua casa é pichada com um “parabéns”.

Na África do Sul a festa tem um nome especial: Churrasco BOB (bring one brie), ou seja, cada convidado participa do evento levando um prato de comida. A comemoração acontece na maioria das vezes durante o dia.

Já na Finlândia a comemoração se dá com um café colonial com sorvetes, bolos secos, roscas de canela e biscoitinhos. Nada de bebida alcoólica! Esse tipo de cardápio vai muito bem no Brasil caso sua família faça parte de uma religião que não aceita o consumo de bebidas alcoólicas.

Para os indianos a festa de aniversário é a mais importante do ano, sendo até mais celebrada que o Ano Novo, por exemplo. Trajes típicos são confeccionados e um ritual do fogo é feito para a purificação da alma da aniversariante, mas nesse país o aniversário de ouro para eles é quando a jovem completa somente 20 anos de idade.

Você já deve ter ouvido falar que o calendário chinês é um pouquinho diferente do nosso, não é? Eles seguem o calendário lunar, e por isso as contagens de anos de vida não são como as nossas. Mas como a cultura chinesa está ficando cada vez mais ocidentalizada, é comum vermos chineses comemorando o aniversário duas vezes no ano. As festas são recheadas de comidas, como ovos pintados de vermelho e muito macarrão. Para os chineses, o ovo simboliza a fertilidade e a renovação da vida, e o macarrão a longevidade.

CASTELO DE ITAIPAVA


BR 040 , KM 56 - Itaipava - Petrópolis/RJ
A apenas 1 hora do Rio ou de Juiz de Fora (MG)

Central de Informações e Reservas: +55 24 2223.9292
Casamentos e Festas: +55 21 9.9839.0101
Hotel+55 24 9.9911.9991
Eventos de Bilheteria: +55 21 9.8669.1034
Bistrô: +55 24 9.9977.5477
Solar: +55 21 9.8669.1033